O FUTURO É A ADVOCACIA PREVENTIVA

Política de Privacidade
O nosso compromisso
A AMB Advogados tem um firme compromisso com a privacidade e com os direitos dos titulares dos dados pessoais, atuando de acordo com as disposições constantes do Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD) e demais legislação aplicável.
Política de privacidade
Conheça o tratamento da AMB Advogados aos dados pessoais, bem como os direitos de que goza enquanto titular dos dados.
Pretendemos dar resposta às seguintes questões:
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Quais os dados que a AMB Advogados trata, a quem respeitam e como são recolhidos?
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Com que finalidades e com que fundamento jurídico a AMB Advogados trata os dados pessoais?
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Quais os prazos pelos quais mantemos os dados pessoais?
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A quem é que a AMB Advogados transmite os dados pessoais?
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Os dados pessoais estão seguros?
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Que direitos tem enquanto titular dos dados?
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Como pode exercer os seus direitos?
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Como nos pode contactar?
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Como pode ficar atualizado quanto ao tratamento dos dados pessoais?
1. Dados, tratamento e recolha
Um dado pessoal é qualquer informação relativa a uma pessoa singular identificada ou identificável. É considerada identificável uma pessoa singular que possa ser identificada, direta ou indiretamente, em especial por referência a um identificador, como por exemplo um nome, um número de identificação, dados de localização, identificadores por via eletrónica ou a um ou mais elementos específicos da identidade física, fisiológica, genética, mental, económica, cultural ou social dessa pessoa singular.
A AMB Advogados pode tratar as seguintes categorias de dados pessoais:
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Dados de identificação (e.g., nome, data de nascimento, sexo, morada, contactos, dados do cartão de cidadão, passaporte e número de contribuinte, nacionalidade);
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Dados relativos a educação e experiência profissional (e.g., educação, qualificações, certificações, línguas, currículo, informações do antigo empregador);
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Dados profissionais (e.g., cargo, função, descrição da função, empresa, morada do escritório);
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Dados de atividade profissional (e.g., atividades de negócio, informações relativas a processos e dossiers, informações relativas a diligências;
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Dados de faturação e despesas (e.g., honorários, despesas de deslocação e comunicações por conta do cliente); e
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Dados de registo de imagem e som (e.g., imagens fotográficas e de vídeo).
São titulares de dados pessoais as pessoas singulares a quem os dados respeitam.
As categorias de dados pessoais, acima indicadas, podem pertencer a diferentes categorias de titulares de dados, como clientes, colaboradores de clientes (empresas), contrapartes, ou candidatos.
A AMB Advogados recolhe os dados pessoais através de vários meios e em diversos momentos, nomeadamente quando nos envia um e-mail ou responde a um convite, quando entrega o seu cartão pessoal, quando subscreve as nossas informações ou eventos, quando faz uma candidatura profissional ou quando contrata os nossos serviços.
Em alguns casos, a AMb Advogados poderá proceder à recolha indireta dos dados pessoais, nomeadamente através de fontes públicas. Quando a AMB Advogados tratar dados pessoais que tenha recolhido de modo indireto, prestará todas as informações relativas ao tratamento desses dados aos respetivos titulares na primeira oportunidade.
2. Finalidade e fundamento jurídico do tratamento de dados pessoais
A AMB Advogados poderá tratar os dados pessoais para as seguintes finalidades e com os seguintes fundamentos jurídicos:
Para prestação de serviços de advocacia, o que pode incluir:
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Abertura de cliente e dossier;
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Registo das propostas de serviços apresentadas;
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Comunicações com o cliente, com outras partes e/ou entidades públicas, incluindo tribunais; e
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Arquivo de documentação em suporte digital e em suporte físico.
O fundamento jurídico, neste caso, é a execução de contrato e o interesse legítimo:
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Interesse da AMB Advogados no tratamento da informação dos seus clientes, de forma sustentada e eficiente, que assegure a sua qualidade e integridade e que permita a prestação de serviços de excelência; e
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Interesse dos clientes representados pela AMB Advogados no âmbito da execução do mandato e assistência jurídica.
i) Para comunicações e envio de informação, incluindo divulgação de informação de carácter jurídico (ex: newsletters).
O fundamento jurídico é o interesse legítimo:
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Corresponder aos pedidos dos subscritores dos formulários do website da AMB Advogados e adequar a respetiva comunicação;
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Contribuir para o desenvolvimento da ciência jurídica e assumir um papel relevante na comunidade das profissões jurídicas; e
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Reforçar a cultura da AMB Advogados e manter uma relação próxima como os seus visitantes.
Para gestão de eventos, o que inclui:
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Envio de convites para eventos e registo dos participantes nos eventos; e
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Divulgação interna e externa de eventos.
Os fundamentos jurídicos aplicáveis são o interesse legítimo e o consentimento[1]:
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Corresponder aos pedidos dos subscritores dos formulários do website da AMB Advogados e adequar a respetiva comunicação;
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Contribuir para o desenvolvimento da ciência jurídica e assumir um papel relevante na comunidade das profissões jurídicas; e
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Divulgar os eventos que sejam promovidos pela AMB Advogados.
i) Para proteção de pessoas e bens, o que inclui a recolha de imagens através de circuito de videovigilância.
O fundamento jurídico é o interesse legítimo:
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Garantir a proteção das instalações da AMB Advogados e das pessoas que nas mesmas se encontrem.
i) Para cumprimento de obrigações legais em matéria de compliance.
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O fundamento jurídico é o cumprimento de obrigação legal.
i) Para faturação e gestão contabilística, o que inclui:
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Contabilização de despesas, controlo de custos e de reembolsos (e.g., despesas de deslocação e comunicações móveis a suportar pelos clientes);
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Faturação e gestão de contas correntes; e
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Manutenção de arquivo de registos contabilísticos e documentação de suporte.
O fundamento jurídico é a execução de contrato; o interesse legítimo; e o cumprimento de obrigação legal:
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Manter um controlo de gestão eficiente, faturar atempadamente os serviços prestados e assegurar o cumprimento das obrigações legais aplicáveis.
i) Para submissão de processos em diretórios jurídicos.
O fundamento jurídico é o interesse legítimo, nomeadamente o interesse da AMB Advogados em promover o espírito e rigor da AMB Advogados e dos seus advogados:
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Para cobrança e reclamações judiciais e extrajudiciais, o que inclui e cobrança e recuperação de montantes em dívida pelos clientes.
O fundamento jurídico é o interesse legítimo, pelo interesse jurídico da AMB Advogados em satisfazer os seus créditos e em defender os seus direitos.
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Para recrutamento e seleção, o que inclui a análise de candidaturas e Curriculos, bem como o processo interno de seleção de advogados e colaboradores de acordo com as necessidades detetadas.
Os fundamentos jurídicos são a diligência pré-contratual a pedido do titular dos dados e o interesse legítimo, com o interesse da AMB Advogados em analisar as candidaturas e submeter os candidatos a um processo interno de seleção, de acordo com os critérios previamente definidos.
3. Prazos de manutenção de dados pessoais
A AMB Advogados apenas guardará os seus dados durante o período que for necessário para cumprir as finalidades definidas nesta Política ou durante o período que seja exigido por normas legais ou regulamentares aplicáveis.
Os prazos de conservação dos dados pessoais, de acordo com cada finalidade de tratamento, são os seguinte:
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Finalidade do tratamento > Prazo de conservação
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Prestação de serviços de advocacia > Duração da relação de mandato, acrescida de 20 anos.
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Comunicações e envio de informação > Até que o titular dos dados manifeste a sua oposição.
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Gestão de eventos > dois anos, contados desde o contacto ou participação em evento (consoante o caso), se não houver nenhum contacto ou participação noutro evento por parte do titular dos dados.
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Proteção de pessoas e bens > 30 dias.
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Cumprimento de obrigações legais em matéria de compliance > sete anos, após o momento em que a identificação do cliente se processou ou, no caso das relações de negócio, após o termo das mesmas.
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Faturação e gestão contabilística > 10 anos.
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Submissão de processos em diretórios jurídicos > Pelo período em que durar o processo ou dossier.
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Cobrança e reclamações judiciais e extrajudiciais > Até ao pagamento dos montantes em dívida ou à resolução do litígio, consoante aplicável.
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Recrutamento e seleção > dois anos, contados desde a entrega da candidatura ou curriculum, no caso de o candidato não ser selecionado; e
Durante o período em que se mantiver a relação profissional com a AMB Advogados, nos restantes casos.
4. Transmissão de dados pessoais
A AMB Advogados não transmite os seus dados pessoais a terceiros, exceto nos casos em que tal se revele necessário à prestação dos serviços que tenha contratado ou ao cumprimento de obrigações legais a que esteja sujeita.
A transmissão de dados a terceiros é realizada de acordo com a legislação aplicável em matéria de proteção de dados e dentro dos limites das finalidades e fundamentos jurídicos definidos nesta Política.
A AMB Advogados pode partilhar os dados pessoais com as seguintes entidades:
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Partes relevantes para a assessoria jurídica que prestamos como, por exemplo, contrapartes, tribunais, autoridades regulatórias, instituições governamentais ou outros advogados;
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Autoridades públicas e Ordem dos Advogados, no âmbito do cumprimento de obrigações legais;
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Fornecedores de serviços que prestem serviços à AMB Advogados no âmbito das finalidades acima descritas, como, por exemplo, fornecedores de Tecnologias de Informação (TI), serviços de comunicações, serviços de tradução e serviços de arquivo digital e físico.
Nos casos em que a transmissão de dados pessoais para as entidades acima referidas envolva uma transferência internacional dos dados pessoais (i.e., para fora da União Europeia), a AMB Advogados:
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realizará essa transferência com base em decisão de adequação da Comissão, nos termos da qual o país ou organização internacional em causa garante um nível de proteção de dados pessoais equivalente ao decorrente da legislação da União Europeia; ou
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caso não exista decisão de adequação da Comissão, assegurará que essas transferências de dados se realizam no estrito cumprimento das disposições legais e que são implementadas garantias adequadas para assegurar a proteção dos dados pessoais.
Pode consultar as decisões de adequação existentes em www.eur-lex.europa.eu.
5. Segurança dos dados pessoais
A AMB Advogados tem uma política de segurança muito rigorosa, do ponto de vista técnico e organizacional, de forma a proteger os dados pessoais contra a destruição, a perda, a alteração, a divulgação ou o acesso não autorizados e contra qualquer outra forma de tratamento ilícito ou abusivo.
As medidas técnicas e organizativas de segurança criadas e implementadas pela AMB Advogados são igualmente exigidas aos prestadores de serviços da AMB Advogados que possam tratar dados pessoais por sua conta.
Se tiver qualquer questão a este respeito, pretender mais detalhes sobre a nossa segurança de dados ou se tiver conhecimento de alguma situação imprópria, por favor contacte-nos para qualquer um dos canais referidos no ponto 7. em baixo.
6. Direitos dos titulares de dados
Enquanto titular dos dados, goza dos seguintes direitos:
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Direito de acesso
A qualquer momento, poderá solicitar confirmação sobre se a AMB Afdvogados trata os seus dados, o acesso aos seus dados pessoais e a informações sobre o tratamento dos mesmos.
Poderá ainda obter cópia dos dados pessoais sujeitos a tratamento.
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Direito à retificação
Caso os seus dados pessoais estejam incorretos ou incompletos, pode solicitar que os mesmos sejam retificados ou completados.
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Direito ao apagamento
Em determinadas situações, tem o direito de solicitar o apagamento dos seus dados pessoais.
Este direito pode ser limitado em certas situações como, por exemplo, quando o tratamento dos dados for necessário ao cumprimento de obrigações legais a que a AMB Advogados esteja sujeita, ou quando esse tratamento for necessário para efeitos de declaração, exercício ou defesa de um direito num processo judicial.
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Direito à limitação do tratamento
Em certas situações, pode solicitar à AMB Advogados que limite o acesso a dados pessoais ou suspenda as atividades de tratamento, por exemplo, nos casos em que conteste a exatidão dos seus dados pessoais, durante um período de tempo que permita à AMB Advogados verificar a sua exatidão, ou nos casos em que tiver apresentado oposição ao tratamento, até que se verifique se os interesses legítimos da AMB Advogados ou de terceiro prevalecem sobre os seus.
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Direito à portabilidade dos dados
Sempre que o tratamento dos dados se basear num contrato em que seja parte ou no seu consentimento, pode solicitar à AMB Advogados que lhe entregue os dados que tenha fornecido num formato estruturado, de uso corrente e de leitura automática, ou pedir - se isso for tecnicamente possível - que transmita esses dados a outros responsáveis pelo tratamento.
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Direito de oposição
Quando o tratamento dos dados tenha por base o interesse legítimo da AMB Advogados ou quando o mesmo for realizado para fins diversos daqueles para os quais os dados foram recolhidos, mas que sejam compatíveis com os mesmos, tem o direito de se opor ao tratamento dos seus dados pessoais, por motivos relacionados com a sua situação particular.
A AMB Advogados deixará, nesses casos, de tratar os seus dados pessoais, a não ser que tenha razões legítimas para realizar esse tratamento e que estas que prevaleçam sobre os seus interesses.
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Direito de não ficar sujeito a decisões individuais automatizadas
A AMB Advogados não adota decisões individuais automatizadas, incluindo definição de perfis, que produzam efeitos na sua esfera jurídica ou o afetem significativamente de forma similar.
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Direito a retirar o consentimento
Nos casos em que o tratamento dos dados seja realizado com base no seu consentimento, poderá retirar o consentimento a qualquer momento.
Caso retire o seu consentimento, os seus dados pessoais deixarão de ser tratados, exceto se existir outro fundamento jurídico que permita esse tratamento.
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Direito de apresentar reclamações junto da autoridade de controlo
Tem o direito de apresentar reclamações junto da Comissão Nacional de Proteção de Dados, relativamente a matérias relacionadas com o tratamento dos seus dados pessoais.
Para mais informações, aceda a www.cnpd.pt.
A AMB Advogados alerta para o facto do exercício dos direitos acima indicados poder ser limitado em virtude da existência de direitos e liberdades de terceiros, de obrigações legais ou de confidencialidade e de interesses legítimos prevalecentes da FMS ou de terceiro.
7. Exercício de direitos
Pode exercer os seus direitos através de contacto com a AMB Advogados, remetendo comunicação para Portela Business Center - Estrada da Portela, n.º 5, Loja 4 - 2790-124 Carnaxide ou para o e-mail geral@ambadvogados.pt.
O exercício dos seus direitos é gratuito.
8. Actualização no tratamento de dados pessoais
A “Política de Privacidade” pode ser alvo de atualizações, pelo que a AMB Advogados aconselha a consulta regular desta Política.
Obtenha mais informações acerca do tratamento dos dados pessoais consultando a “Política de Cookies”, constante dos Termos e Condições do nosso website.
[1] O consentimento prévio do titular será pedido nos casos em que o evento seja gravado, quer no som, quer na imagem, ou caso sejam tiradas fotografias.